Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da MAF Assessoria Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

49% dos usuários de sistema de RH orientado por IA notam melhoria nos resultados do recrutamento, aponta pesquisa global

Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato

Em um cenário onde 59% dos líderes de RH preveem o aumento dos custos de recrutamento, a Inteligência Artificial (IA) surge como um divisor de águas.

É o que aponta a nova pesquisa global Tendências de Software de RH 2025 do Capterra, plataforma líder em comparação de softwares corporativos, em relação ao uso de sistemas de RH orientados por IA.

O estudo foi realizado com mais de 3,2 mil profissionais de RH em 11 países (sendo 300 no Brasil), destacando como a IA é fundamental para aprimorar as estratégias de aquisição de talento.

Principais descobertas em relação ao uso de IA no software de RH que impulsionam o recrutamento:

  • Melhora nos resultados de seleção de talentos: Empresas que utilizam software de RH com IA observam uma melhora de 49% nos resultados de recrutamento, em comparação com 32% das que não usam a tecnologia. Isso significa contratações mais assertivas e alinhadas às necessidades das empresas.
  • Experiência do candidato aprimorada: A IA contribui para uma experiência do candidato 40% melhor, em contraste com 29% em empresas sem IA. Candidatos satisfeitos são mais propensos a aceitar ofertas e se tornarem embaixadores da marca empregadora.
  • Otimização da análise de RH e talentos: A inteligência artificial eleva em 34% a qualidade da análise de dados de RH, contra 26% em cenários sem a ferramenta. Isso permite insights mais profundos e decisões estratégicas baseadas em dados.

Com quase 2 em cada 3 líderes de RH prevendo um crescimento na força de trabalho de suas empresas nos próximos 12 meses, e a atração de profissionais qualificados sendo um desafio para 44% deles, a IA se torna um parceiro indispensável. A capacidade de automatizar tarefas repetitivas, identificar candidatos compatíveis e agilizar todo o ciclo de contratação é um diferencial competitivo.

"A IA empregada nos softwares de RH está transformando o recrutamento de talentos, gerando melhorias significativas e otimizando processos de seleção", afirma Marcela Gava, analista sênior do Capterra. "Apesar dos benefícios claros, ainda há entraves como a percepção de riscos e segurança, que precisam ser superados para que mais empresas aproveitem o potencial da IA no setor."

O relatório do Capterra mostra ainda que as preocupações com segurança foram um fator presente para 43% dos líderes de RH na aquisição de tecnologia para o setor no ano passado.

Essa cautela também se estende à IA, já que 46% dos líderes de RH expressam preocupação em avaliar o valor e os riscos da tecnologia, refletindo uma hesitação natural diante de novas ferramentas no momento de adotá-las.

Lacunas entre habilidades em IA e software de RH aumentam; treinamento surge como necessidade

Apesar dos claros benefícios, o relatório do Capterra também destaca que 43% dos líderes de RH citam a falta de habilidades em IA na equipe como um desafio para a adoção da tecnologia. Essa lacuna de conhecimento impede que as empresas explorem o potencial máximo da IA, mesmo possuindo a tecnologia para resolver seus problemas de recrutamento.

O treinamento de novos usuários em sistemas de RH é uma preocupação primordial para 48% dos líderes de RH, e 45% identificam a capacitação dos funcionários como seu principal desafio operacional para o próximo ano.

Portanto, investir em treinamento e desenvolvimento de habilidades em IA é crucial para desbloquear todo o potencial da tecnologia no recrutamento.